Jessica Nevel

Liderança e Coerência

 Posicionar-se diante das situações da vida não é tarefa fácil. Tomar decisões, principalmente as mais impopulares, menos ainda.

Escolher uma posição e sustenta-la já é um desafio, quando assumimos um papel de liderança, se torna ainda mais complexo. Algumas vezes é necessário enfrentar literalmente exércitos organizacionais para prevalecer a sua decisão.

E esse é o preço do exercício da liderança. Não o pagar traz efeitos colaterais dos mais diversos, geralmente iniciando pela perda do engajamento da equipe. A equipe quer uma coisa só: coerência entre discurso e ação do seu líder.

Kouzes e Posner, em seu livro ‘O Desafio da Liderança’ afirma, através de pesquisas, que o item mais procurado nos líderes é a credibilidade, ou seja, alinhamento entre o dizer e o fazer.  

Mas por que é tão difícil posicionar-se e fazer a sustentação da sua posição? Ora, por que isso nos exige um exercício constante da nossa potência de vida. E isso dá trabalho, muito trabalho. Sucumbir a uma ordem social vigente, é abri mão de exercitar a vida.

Portanto, saibamos, que posicionamento e coerência exige muito trabalho, mas ao mesmo é o único caminho de existência com significado possível.

Me conte o que você pensa a respeito.

Copyright 2015 © jessica nevel | All Rights Reserved